Como organizar o tempo para os estudos?

 

técnica pomodoro

Olá!

Como ninguém respondeu meu post anterior (ainda dá tempo! Acesse!) eu decidi fazer um post relacionado a como organizar os estudos, pois essa é minha realidade atualmente. Muitos alunos me perguntam como organizar os estudos já que trabalham o dia inteiro e não têm tempo ou sempre reclamam porque o tempo é escasso e por isso acham que não tem tempo nenhum pra estudar. Mas, eu digo o seguinte: vocês têm tempo sim!  É só organizar um pouquinho melhor o seu dia e se manterem focados em uma, e somente uma, atividade! Eu não vou entrar no mérito da organização diária hoje, mas no tempo para o estudo. Podemos falar sobre a organização diária em posts futuros!

Existem várias técnicas para manter o foco em uma determinada atividade e pra se estudar. Antes de eu falar a técnica que eu utilizo para os estudos, gostaria de dar algumas dicas! A primeira é: mantenha o foco naquilo que você está fazendo! Ou seja, desligue todas as suas distrações ao seu redor. Como fazer isso? Coloque seu celular no modo avião pra que você não receba nenhuma mensagem ou notificação de aplicativo durante o momento que você está estudando. Isso é importante pra que você mantenha o foco e 100% da sua atenção na atividade que você está desenvolvendo. Isso é importante para que você consiga fazer o máximo com menor tempo possível.

Outra dica importante é: coloque o seu computador também em modo avião! Ou seja, desligue a internet para você não ficar tentado com as distrações como Facebook, e-mails, jogos e outras distrações! Por isso é importante você colocar o seu computador também no modo avião pra que você não tem acesso à internet no período que você está realizando uma determinada atividade, especialmente se essa atividade é de leitura e produção de texto.

Agora, vamos à técnica!  Eu gosto de utilizar a técnica pomodoro de estudo. Como é essa técnica? Essa técnica foi desenvolvida por um italiano pra conseguir realizar uma tarefa sem distrações. A técnica é simples: colocar o timer para 25 minutos e durante esse período você realiza a tarefa completamente focado. A cada 25 minutos você tem direito a um intervalo de cinco minutos.  Depois de quatro períodos de 25 minutos você tem uma pausa maior de 15 minutos.  Existem alguns aplicativos  que você pode baixar no seu celular ou no seu computador. No aplicativo, você coloca a tarefa que quer realizar e o tempo que quer se manter focado nessa tarefa. No meu caso eu coloco um período de 40 minutos, com intervalo de cinco minutos e após três períodos de 40 minutos faço um intervalo maior, de 15 minutos.

O que fazer nos intervalos? Nos intervalos de cinco minutos eu atualizo as mensagens do celular e, às vezes, verifico meus e-mails. Já no intervalo de 15 minutos, eu faço qualquer outra atividade não relacionada a nenhum estímulo eletrônico. Ou seja não verifico o celular, nem o computador. Eu me levanto da cadeira e faço atividades relacionadas a casa (lancho, lavo roupa, estendo roupa, lavo louça…) ou mesmo desenho, pinto mandalas, leio um livro, ou medito!

Com essa técnica e com as dicas ditas anteriormente, eu conseguir render e produzir muito mais.  Atualmente, estou finalizando uma disciplina e tenho que entregar os capítulos da tese, que teoricamente defendo o doutorado em dezembro. Então, eu fiz o seguinte esquema: me dedico duas horas (pelo menos) para leitura e escrita da tese e, duas dedico estudando para a disciplina. Isso significa que em três ciclos de 40 minutos eu estou focada no desenvolvimento da tese e em três ciclos de 40 minutos para disciplina. O que é ótimo, porque eu tenho 15 minutos entre essas duas tarefas para descansar, fazer um lanche e iniciar a outra atividade com o mesmo foco e dedicação.

Portanto, se você tem somente duas horas por dia pra estudar é possível estudar com foco e com plena atenção!  Você pode testar para ver em quantos minutos você consegue ficar mais tempo focado. Lembre-se que é importante você desligar qualquer distração a sua volta, ou seja, colocar os aplicativos no modo silencioso, ou colocar o celular no modo avião, ou desligar a internet do seu computador. Também é importante estar em um ambiente tranquilo e silencioso se você vai escrever ou ler. Caso isso não seja possível, coloque um protetor auricular, ou  coloque uma música de fundo que estimule o foco. Eu gosto de estudar com músicas instrumentais. No Spotify, por exemplo, você encontra listas de música apropriadas para o estudo intensivo e focado.

Bom, espero ter ajudado com essas dicas! E eu gostaria muito de ter o feedback de vocês! Então, quem testar a  técnica, por favor, mande um comentário por aqui! Assim, todos contribuem para a discussão e o uso da técnica e as melhores maneiras de aprimorá-las!

O tempo é a gente que faz! Só precisamos perceber como organizar melhor as nossas atividades e escolhas diárias.

E lembrem-se: foco é dizer não! Priorizem essas duas horas de estudo diárias e vocês verão que o estudo para prova, o desenvolvimento do seu TCC ou de qualquer outro trabalho acadêmico irá render muito mais.

Aguardo os comentários de vocês!! E, em breve, colocarei mais um post sobre como parafrasear aquilo que a gente lê e também como fazer um bom fichamento bibliográfico. 🙂

Muito grata!

Força na peruca e foco na missão!

8 comentários sobre “Como organizar o tempo para os estudos?

  1. Claudiano disse:

    Oi Carol, não conhecia essa técnica Polmodoro, ela me parece bem interessante. Vou tentar por em prática e te mando um feedback. Ultimamente meus estudos não respeitam uma pausa sistematiza e organizada, talvez isso me prejudique um pouco. Espero desenvolver essa maturidade e entender como a organização pode ser util nessa tarefas que requerem tanta concentração. Abraços!!

    Curtir

    • Consultoria Acadêmica disse:

      Sim, Claudiano! A técnica me ajuda bastante a manter o foco! Ás vezes, achamos que rendemos por 2 horas seguidas, mas não é verdade! Temos um intervalo em que nosso foco é maior e, depois de um tempo, esse foco vai caindo. Por isso é importante testar a técnica e ver o quanto conseguimos manter totalmente focados e definir esse tempo como o “tempo pomodoro”. E os intervalos são muito importantes! Faz nosso cérebro “respirar” e se preparar para as próximas rodadas! 🙂

      Curtir

Deixe um comentário

